07 março 2008

Luta pela vida, Contra a Violência







CARTA DE APOIO À LUTA DAS MULHERES – RS

O Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) acompanha a luta das mulheres camponesas do Rio Grande do Sul que, nesta semana, ocuparam a Fazenda Tarumã, em Rosário do Sul, RS, uma área que a Stora Enso, empresa de celulose sueco-finlandesa, que explora ilegalmente (pois está na faixa de fronteira) a área para cultivo da monocultura de eucalipto.

A resposta das autoridades foi a desocupação violenta da área, realizada no dia 04/03, conforme divulgou a imprensa e as próprias organizações das mulheres com cerca de sessenta policiais armados com revólveres, cacetetes, bomba de efeito moral, cachorros e cavalos, que bateram nas mulheres que haviam ocupado a área. A polícia isolou o local a partir das 11h, não permitindo o acesso de alimentos, de água e nem, mesmo, da imprensa. Por volta das 17 h, para cumprir ordem de reintegração de posse, sem possibilidades de negociação, a polícia chegou batendo, encurralando e jogando as mulheres no chão. Além de humilharem e ferirem mais de 60 mulheres, diversas foram presas e tiveram seus pertences recolhidos e danificados. As demais foram obrigadas a seguir para o ginásio municipal de Santana do Livramento, onde permanecem. As mulheres que sofreram agressões estão fazendo exame de corpo delito em hospital no Município.

O MNDH se solidariza com a luta justa das mulheres; repudia e condena a violência da polícia, a forma como são tratados os trabalhadores e trabalhadoras e a criminalização e desmoralização dos movimentos e das lutas sociais feita pela grande mídia e pelas autoridades.

O MNDH também se solidariza com as mulheres na luta pela anulação das compras de terra feitas ilegalmente pela Stora Enso na faixa de fronteira e expropriação dessas áreas para a reforma agrária. Também apóia a retirada dos projetos que tramitam no Congresso Nacional propondo a redução da faixa de fronteira, medida provocada pela pressão das empresas de celulose e outros grandes interesses econômicos.

Brasília, 05 de março de 2007.

COORDENAÇÃO NACIONAL
MOVIMENTO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS (MNDH)

Sede Nacional
SEPN Qd. 506 - Bl. C - Subsolo – Sala 34 – 70530-535 – Brasília-DF
Fone: 61 3273-7320/7170 - Fax: 61 3274-7671E-mail: mndh@mndh.org.br Home: http://www.mndh.org.br/

Sem comentários: