07 fevereiro 2010

À Jorge Furtado

Os fenômenos da sociedade gaucha

Realmente, um fenômeno.
Todos sabemos que o sistema elétrico brasileiro é integrado. Coisa genial, por combinar diversas formas de geração – hídrica, termo, nuclear. Obra dos profissionais do setor que chamados no período desenvolvimentista nacionalista, mostraram ao mundo que são capazes, quando se lhes oferecem as condições políticas e econômicas.
Cada região administra seu consumo, mas todos podem se servir do oferecido nacionalmente. Quando a situação está ruim numa região, pode se abastecida por outra. Já ocorreu do sul ajudar a aliviar as dificuldades do sudeste.
No momento há sobra de energia no país. Todas as hidrelétricas estão vazando água. Funcionam com possibilidade de plena capacidade.
Se o cenário e este, porque falta luz no Rio Grande do Sul, especialmente na Grande Porto Alegre?
Quando estava pensando este cenário, inclusive a cobertura jornalística, que sabemos que seria a que é, de sempre que ocorre um fenômeno meteorológico, a responsabilidade, dependendo do governo, é do meio ambiente ou de ‘deus que quis assim’, e o Jorge Furtado, em sua razão furiosa, escreveu, no http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2010/02/05/o-apagao-da-yeda/#comments:
O apagão da Yeda
Por Jorge Furtado
O Apagão da Yeda
Deixa ver se eu entendi: por absoluta falta de planejamento o governo gaúcho está promovendo um apagão elétrico que prejudica seriamente a vida dos gaúchos e o assunto é tratado pela imprensa como uma questão técnica?
Os consumidores gaúchos, contribuintes, que já pagaram suas contas de luz e tiveram prejuízos com o apagão de Yeda serão indenizados? Fiquei em Porto Alegre para trabalhar e tive minha luz cortada por quase duas horas, porque a CEEE não previu o consumo de luz no verão? Quais bairros tiveram suas luzes cortadas? Qual o critério dos cortes?
No ano passado uma queda de energia de Itaipu mereceu dezenas de capas de jornais, programas de tv e rádio, que forçaram a barra para equiparar algumas horas de interrupção de energia, aparentemente provocada por uma forte tempestade, com os seis meses de apagão e racionamento que, por incompetência do governo de FHC, perturbaram a vida do brasileiros e causaram enormes prejuízos ao país.
Agora nós, gaúchos, ficamos sabendo que teremos nossas luzes cortadas seletivamente, a critério da CEEE, porque eles não imaginaram que no verão faria calor.
Quem é o culpado pelo apagão da Yeda? O inesperado calor do verão! Quem é o culpado pelos alagamentos de São Paulo? As surpreendentes chuvas de verão! Quem é o culpado pelos raios que desarmaram as linhas de transmissão de Itaipu? A Dilma e o Lula! Depois se queixam que ninguém mais leva os jornais a sério.

Sem comentários: