20 fevereiro 2010

O sonho dos sonhos
A revolução cubana é a revolução dos ideais da humanidade, nas condições concretas de suas posibilidades, até agora.
ATÉ AGORA porque os seres humanos podem errar mas o que o site www.eln-voces.com escreveu, merece sempre atualização.
Vai data e obituário.

QUINTA-FEIRA, AGOSTO 03, 2006
Sobre funérios, obituários e liberdade

Fidel logo após a vitória sobre o general Fulgêncio Batista, que era apoiado pelos EUA

Nesses mais de 20 anos como jornalista fiz quase de tudo. Trabalhei como fotógrafo, repórter, redator, subeditor, secretário gráfico, assessor de imprensa e editor em todo tipo de jornal impresso. Escrevi praticamente sobre tudo: meio ambiente, política, resenha literária, economia, cidade, internacional etc. De todas essas experiências, a mais estranha certamente é a de preparar funérios. O funério, no jargão jornalístico, é o obituário preparado com antecedência, quando a pessoa em questão ainda está viva, mas à beira da morte.

Ano passado, participei da cobertura da doença do papa João Paulo II. Foram dias acompanhando aquele morre-não-morre, mas não fiz o funério em si, apenas a cobertura diária de sua doença. Agora, que fui chamado para fazer mesmo o funério de Fidel Castro, a coisa me bateu no esplendor de sua estranheza, sobretudo porque sou um fã incondicional do líder revolucionário cubano. Escrever algo como se o comandante já tivesse partido foi uma das sensações mais esquisitas da minha carreira.

Fidel com Camilo Cienfuegos, os revolucionários entram triunfantes em Havana em 1959.

Eu sei que muitos vão ficar naquele papo de ditador odioso e coisa e tal. Mas, para mim, a coisa é mais emblemática. Acho heróica sua resistência esses anos todos ao ódio norte-americano, cuja penimba com Cuba é muito mais no plano do insulto moral que representa a existência de uma Cuba socialista à beira de seu quintal, do que uma ameaça concreta aos Estados Unidos.

Fidel sobreviveu a dez administrações americanas que, entre outras coisas, impuseram um embargo econômico criminoso à população cubana e tentaram assassiná-lo diversas vezes. E, agora, com sua doença, já planejam como será o governo de transição, já tem um pacote de ajuda de US$ 80 milhões etc e tal. Ou seja, já estão pensando em Cuba novamente como seu quintal.


Com Che Guevara: inspiração para várias gerações de mentes libertárias.

Por isso, a resistência dos cubanos, personificada nas figuras de revolucionários como Ernesto Che Guevara, Camilo Cienfuegos e o próprio Fidel, é, para mim, um símbolo importante, sobretudo nestes tempos de fragmentação ideológica. Se o socialismo sucumbiu ante a globalização da economia, a luta por independência, autonomia e liberdade continua aí, pois há sempre algo fora da ordem na nova ordem mundial.
'As fotos são lindas por refletirem um momento do sentimento de liberdade que os seres humanos estão conquistando contra os impérios. Todos os impérios. Conquistando com juventude, esperança, sexualidade (mesmo que fossem machistas como é a sociedade cubana).
Mas é dos momentos mais altos e vigorantes do sonho de liberdade e autonomia dos sonhos de todos os sonhadores".

Sem comentários: