19 novembro 2007

Marchas celebram o Dia Nacional da Consciência Negra


O Dia Nacional da Consciência Negra será comemorado no Brasil com marchas nas principais cidades.
Haverá marcha em Porto Alegre, São Paulo, João Pessoa e Olinda (Pernambuco).
O povo sairá às ruas para combater o racismo, a discriminação, o preconceito, a homofobia, o machismo e a intolerância religiosa.
A transformação do dia 20 de novembro em Dia Nacional da Consciência Negra é um marco da luta pela igualdade racial na sociedade brasileira.
Ø Em Porto Alegre, a MARCHA ZUMBI – 2007, terá Concentração a partir das 17h, no Largo Glênio Peres, seguindo pela Av. Borges de Medeiros até o Largo Zumbi dos Palmares.
Ø Na capital paulista, a concentração da marcha será às 10 horas, na Avenida Paulista - em frente ao vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), próximo à estação Trianon do metrô.
Ø Em Olinda, a 2ª Marcha pela Libertação do Povo Negro "Construindo um projeto político para o povo negro de Pernambuco" inicia às 15 horas, saindo da Praça 12 de Março. A Marcha comemora a imortalidade e os ideais de liberdade de Zumbi.
Ø Na Paraíba, o ato do "Estado Contra o Racismo, pela Cidadania e a Vida" será realizado em João Pessoa, começará às 15 horas, com a concentração na Lagoa (Parque Sólon de Lucena). Os organizadores da Marcha, "o dia 20 de Novembro é dia de desobediência civil, cívica e cidadã. Um dia de luta pela dignidade do Povo Negro no Brasil e na nossa cidade".

Pauta negra para um outro Brasil
As entidades dos movimentos negros no Brasil, convocando as principais marchas pelo país, reivindicam: Ampliação do orçamento da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) pelo Governo Federal; a regularização fundiária das terras das comunidades de quilombos na Paraíba, em cumprimento ao Art. 68 da Constituição Federal e ao Decreto 4. 887 / 2003; que os Governos Municipais e Estadual implementem o que orienta a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População Negra; a participação de 40% de Artistas Negros nos Meios de Comunicação dos Estados e Municípios; Direito previdenciário à todos os dirigentes de Terreiros de Candomblé, Umbanda e outros cultos de Matriz Africana.

Sem comentários: