21 novembro 2007

Zumbi em Porto Alegre



A luta pelos direitos da Consciência Negra

A manifestação em homenagem a Zumbi, em Porto Alegre, reuniu os que apóiam a luta por um Outro Brasil, de forma festiva e combativa. A marcha que seguiu pela Borges de Medeiros foi quente e animada, expressando o sentimento dos que lutam com, junto e sob a ótica da negritude.
No Largo Zumbi dos Palmares sobrou para o prefeito da cidade e para os ruralistas do Congresso Nacional.
Depois de belas apresentações artísticas, as diversas entidades religiosas, políticas, sindicais e culturais falaram de suas dificuldades impostas pela cultura branca hegemônica e suas manobras para continuarem usando as comunidades negras sem responder a seus pleitos.
No caso de Porto Alegre, a crítica foi dirigida ao prefeito José Fogaça. Ele não apareceu nas atividades. As lideranças questionam porque pretende transformar o Largo Zumbi dos Palmares em portal para ônibus da cidade, desfigurando o local.
As lideranças negras e negros alertaram a todos que ocuparam o Largo para o fato de o Congresso ainda não ter legalizado os Quilombos já reconhecidos historicamente no Estado ou no país.
“A lei ainda não se efetivou. O Quilombo dos Silva, por exemplo, aqui em Porto alegre, já documentado e reconhecido pelo INCRA e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, ainda não foi escriturado e a bancada ruralista trabalha para derrubar a lei que reconhece os Quilombos”, denunciou a representante do Quilombo dos Silva.
A foto 1 é da apresentação teatral, na abertura da Marcha do Dia da Consciência Negra, na Fonte Talavera, em frente a Prefeitura de Porto Alegre.
A foto 2 e 3 é da manifestação no Largo Zumbi dos Palmares.

1 comentário:

agentes de desenvolvimento disse...

oi, amado, a iniciativa é ótima, a perspectiva de ter um espaço acessível com perfil militante socialista para compartilhar informações sobre o que está ocorrendo no conjunto dos movimentos sociais, com foco em Porto Alegre, era já uma necessidade antiga e, mais, em uma retomada do Brasil Outros 500
perfeito
mas agora é o momento de botar o bloco na rua, não é mesmo
"Eu quero é botar meu bloco na rua
Brincar, botar pra gemer
Eu quero é botar meu bloco na rua
Gingar, pra dar e vender"
beijos, conta comigo
zadi