19 janeiro 2009


1ª MARCHA ESTADUAL PELA LIBERDADE RELIGIOSA E PELA VIDA!

Religiosos de diversas tradições realizam dia 21 de janeiro a 1ª Marcha Estadual Contra a Intolerância Religiosa e Pela Vida. As comunidades das religiões de matriz africana denunciam perseguição religiosa, protegida pelos governos Yeda-Fogaça.

Tanto o governo do estado quanto o do município de Porto Alegre acolheram lei, apresentada por um deputado evangélico, sem o mínimo debate com as religiões afro, legalizando a perseguição. Os religiosos têm sido vitimas do aumento da intolerância religiosa.

O dia 21 de janeiro faz parte d o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, e será lembrado em diversas outras capitais, com atividades diversas. Em Porto Alegre, o objetivo dos organizadores é reunir praticantes de religiões afro-brasileiras, simpatizantes e religiosos de outras confissões que também clamam pelo respeito, entendimento e diálogo inter-religioso.

A concentração começa às 16 horas, no Largo Glênio Peres e a caminhada está prevista para às 18 horas até o Largo Zumbi dos Palmares, onde acontecerá um ato público, às 19h30. No Gasômetro serão entregues presentes às divindades das águas.

No Largo Zumbi dos Palmares os integrantes da Marcha realizarão ato de repúdio ao assassinato de quilombolas do Quilombo dos Alpes, ocorrido no final de 2008, e exigir a criação das delegacias especializada em crimes étnico-raciais e intolerância religiosa.

A Marcha tem apoio de inúmeras entidades entre elas a Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa/RS, associações representativas das religiões de matriz africana no Estado, gabinetes de Deputados estaduais e vereadores, Organizações Não-governamentais, Partidos e movimento sindical.

Sem comentários: