10 dezembro 2007

I Seminário Nacional da Promoção e Saúde das Lésbicas Negras



A Saúde das lésbicas negras


O Coletivo Nacional de Lésbicas Negras Feministas Autônomas - Candace-BR realiza, dias 11 e 12 de dezembro, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o I Seminário Nacional da Promoção e Saúde das Lésbicas Negras.

As mulheres pobres, negras e lésbicas têm vivido conflitos envolvendo racismo, discriminação sexual e intolerância religiosa. Situações que contribuem para baixa auto-estima, aumento do risco de adoecimento físico, dano psíquico e sofrimento mental, afetando a qualidade de vida destas pessoas.

O seminário que o CANDANCE vai realizar pretende contribuir para qualificar o atendimento em saúde desta parte da população, e, ao mesmo tempo promover o controle social da saúde de lésbicas negras, suas tradições e as visões de mundo dos profissionais da saúde, das usuárias, renovando seus valores e significado.

O seminário pretende capacitar e formar a rede nacional da promoção e controle social da saúde das lésbicas negras dos movimentos sociais organizados que tem suas lideranças e militantes autônomas por todas as regiões do país. Para fortalecer os núcleos e suas ações, serão realizadas capacitações com metodologia própria, levando em conta as especificidades de cada expressão da lesbianidade negra.

O objetivo do seminário é também comprometer a todos que dele participem na construção da rede nacional da promoção e controle social das lésbicas negras e desenvolver o I Fórum Nacional de Lésbicas Negras.

PROGRAMAÇÃO
11 DE DEZEMBRO - (Teatro Glênio Peres)
09h30min – Mesa de Abertura:
Política Nacional de saúde integral da População Negra.
Dr. Ivair (SEDH), Vereador Guilherme Barbosa (FMLGBTT), Simione (SEDGEP/MS), Lucia Xavier ( Criola), Maria José do Nascimento (LBL/CDD-PI), Yalorixá Claudete Costa (Rede Nacional de religiões afro-brasileiras e saúde).
Medidora: Ariane Meireles

14h00min – Ampliando o pensar e o agir em saúde nas desigualdades por raça/cor, lesbianidade e prevenção em DST/AIDS-HIV
Sr. Stenio Rodrigues ( MS-RS), Eliana Xavier ( CCMS), Sandra Perin (GAPA), Dra. Marlova (NDST/AIDS Alvorada), Jorge Sena ( Aneps-RS).
Mediadora: Vêronica Lourenço (PB)

16h50min – O Pacto nacional pelo enfrentamento á violência contra a mulher.
Sra. Elaine ( ANMN), Silvana Conti ( COMDIM), Luana Ferreira (Coturno de Vênus) Sra. Juni Kraviscxz (Ecos- Comunicação e sexualidade),Sra. Maria Conceição ( ONG Maria Mulher).
Mediadora: Manuela Nicodemos (BA)

18h00min. - Construindo um Espaço de Articulação em Promoção e Saúde das Lésbicas Negras.
Sra. Heliana Hemetério ( Grupo arco Iris - RJ), Roseli Macedo (MLB), José Marmo (Rede de religiões afro brasileiras e saúde), Leila Lopes (Coletivo Candace).
Mediadora: Cintia Fernanda (PE)

Dia 12/12
Oficina prática em fitoterapia e ações quilombolas.
Local: Quilombo dos Alpes.

Dia 13/12
Oficina das 10h00min ás 17h:00 - Campanha pela Legalização do Aborto (Promoção: Católicas pelo Direito de Decidir)
Local: Conselho Municipal da Mulher – COMDIM
GAL. Malcon 6º andar
Obs: As vagas para a Oficina são limitadas

As/os interessadas/os em se inscrever podem faze-lo pelos sites:
www.acarmo.org.br/candace
http://www.acmun.org.br/

Sem comentários: